Coletivo de Cidadania e Direitos Humanos

Contato: dentedeleaopr@gmail.com

Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

MANIFESTO DE SOLIEDARIEDADE AOS ESTUDANTES DO INSTITUTO LLUIS VIVES DE VALÊNCIA


Reunião na Boca Maldita em 24/02/12 - Por Thayz Athayde

MANIFESTO DE SOLIEDARIEDADE AOS ESTUDANTES DO INSTITUTO Lluis Vives de Valencia

O Coletivo Dente de Leão - Direitos Humanos e Cidadania vem por meio deste manifestar solidariedade aos estudantes do Instituto Lluís Vives de Valência, que foram violentamente repreendidos pela polícia em 15, 16 e 17 de Fevereiro.

O direito à liberdade de expressão é um pré-requisito para que haja um estado de verdadeira democracia. Por isso entendemos que os estudantes do Instituto Lluís Vives de Valencia, que se concentraram fazendo uma manifestação pacífica contra os cortes na educação pública em frente de sua escola, deveriam ter sido respeitados sem que as forças de segurança do Estado usassem da violência para reprimir o direito à liberdade de expressão.

A Espanha teve um grande avanço em muitas questões sociais e de justiça, o que muitas vezes tem inspirado outros países a fazerem o mesmo, procurando ter o respeito à cidadania e direitos humanos garantidos a toda a comunidade.

Causou-nos indignação e preocupação a maneira como se seguiu a ação da polícia para dissolver as manifestações em que os alunos, famílias e professores tiveram que enfrentar acusações, agressões, ferimentos, prisões e abusos por parte da polícia.

Tememos por um retrocesso nos progressos alcançados, a luta por uma sociedade democrática e pacífica como a que marca a história da Espanha não faz durante da noite para manhã. Sabemos o que custou para chegar onde se está e não desejamos que o estado de repressão e medo volte a ser instalado.

Por este motivo, clamamos pelo respeito da liberdade de expressão e para que não sejam reprimidas de maneira violenta as manifestações pacíficas convocadas pelas pessoas que procuram melhorar suas condições de vida ou garantir o acesso a direitos fundamentais.  

Curitiba - Brasil, 24 de fevereiro de 2012.

Por Neuza Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário